Mudas Frutíferas, Exóticas, Avores para Urbanização e Reflorestamento em BH E região.
A Pitangatuba
Mudas com aproximadamente 40 centímetros - JÁ PRODUZ!
Nome científico: Eugenia neonitida sin. Eugenia edulis, Eugenia selloi.
Nomes Populares: Pitangatuba.
Descrição geral:
A pitangatuba é uma fruta muito importante na alimentação da avifauna. Pendurada discretamente, quase não chama a atenção na flora da restinga, onde costuma habitar. Restinga é o nome que se usa para designar planícies litorâneas antigamente cobertas por oceanos e que, por esse motivo, permanecem ricas em sedimentos provenientes desse passado geológico. Trata-se de um ecossistema sempre associado às águas litorâneas, de modo que também possui deposições fluviais e lacustres. Dessa forma, são zonas úmidas, muitas vezes salobras, de fauna e flora bastante peculiares, sendo berçário e ponto de pouso para diversos pássaros e aves migratórias.
Assim como a pitangatuba, muitas outras espécies vegetais ainda pouco conhecidas habitam as áreas de restingas que resistem no litoral do Brasil.
Cercada por árvores maiores e mais frondosas, a principal peculiaridade da planta é justamente a aparência da fruta. Embora seja também da família das Mirtáceas e do mesmo gênero da pitanga, em sua forma e aparência externa a pitangatuba assemelha-se mais a uma carambola em miniatura: alongada, de cor amarelo-esverdeada, possui suaves gomos, que, tímidos, se voltam para dentro do fruto. A pitangatuba tem o perfume forte e característico de seus parentes mais conhecidos, e as suas flores delicadas fecham em si mesmas ao entardecer.
Da pitangatuba sabe-se muito pouco, quase não havendo menção a ela na literatura botânica brasileira. Pouco se pode aferir sobre a sua origem, mas os poucos exemplares encontrados no Brasil localizam-se em áreas de restingas no Sudeste e Sul do país, assim como em alguns enclaves de campos cerrados nas mesmas regiões.
Mudas Frutíferas, Exóticas, Avores para Urbanização e Reflorestamento em BH E região.