Mudas Frutíferas, Exóticas, Avores para Urbanização e Reflorestamento em BH E região.
A Sapota Preta ou Pudim de Chocolate
Mudas com no mínimo 20 centímetros - PRODUZ EM 3 ANOS
Nome científico: Diospyros nigra
Nomes Populares: Sapota-preta, Fruta-pudim-de-chocolate, Pudim-de-chocolate, Sapota-preta-gigante, Sapota-chocolate.
Descrição geral:
A sapota-preta é uma árvore frutífera, perenifólia, originária da América Central e México e cultivada principalmente nas Américas, por seus frutos saborosos.
Ela pertence ao mesmo gênero do Caqui (Dyospiros kaki), assemelhando-se tanto no aspecto da árvore quanto em algumas características do fruto.
É uma arvore bonita, apresentando copa ampla e grande porte, podendo alcançar 20 metros de altura.
O tronco é sulcado, com cerca de 70 cm de diâmetro e casca escura. Suas folhas são inteiras, simples, coriáceas, elípticas a oblongas, afiladas nas extremidades, brilhantes e de cor verde-escura.
As flores surgem nas axilas foliares, solitárias ou em pequenos grupos e são tubulares, lobadas, brancas, pequenas e com cálice verde persistente.
Elas podem apresentar flores hermafroditas ( sexo masculino e feminino na mesma flor ) e na mesma planta que dá flores hermafroditas pode ocorrer de ter algumas flores somente com órgão masculino.
Os frutos tem cerca de 10 centímetros de diâmetro, casca fina, não comestível, de cor verde-oliva e até 12 sementes duras, achatadas e castanhas.
Curiosidade:
A polpa é inicialmente branca, adstringente e irritante, mas o amadurecimento a torna marrom e até mesmo preta, doce e suculenta. Quando maduros, o frutos ficam com a casca um pouco “enrugada” de cor verde-amarronzada parecendo murchos. É interessante colhê-los “de vez” ou seja, um pouco antes da maturação completa, evitando assim que sejam devorados pelos passarinhos.
Mudas Frutíferas, Exóticas, Avores para Urbanização e Reflorestamento em BH E região.