Sobre a loja

Mudas Frutíferas, Exóticas, para Reflorestamento em BH E região.

Urucum

Código: JZGPAPNBC
R$ 15,00
Comprar Disponibilidade: Imediata Aproveite! Restam apenas 3 unidades
* Este prazo de entrega está considerando a disponibilidade do produto + prazo de entrega.

O urucum

Nome Científico: Bixa orellana

 

ou urucu, do tupi, uru’ku, que significa “vermelho”, é uma fruta que cresce na árvore pertencente à espécie Bixa orellana. Nativo da América tropical, o urucueiro chega a atingir até seis metros de altura, apresentando folhas de cor verde-claro e flores rosadas, com frutos cujas sementes são de um vermelho bem vivo. Em Portugal, o urucum também é chamado de açafroa e colorau (este último, por lá, também é usado para se referir à páprica, um condimento em pó feito à base de pimentão).

Usos do urucum

As sementes do urucum são usadas tradicionalmente por índios brasileiros e peruanos como matéria-prima para tintas vermelhas (corante natural), protetor solar, repelente e item religioso de agradecimento pelas colheitas e pesca. No Brasil, o urucum em pó é utilizado por não-indígenas como condimento para dar cor aos alimentos. Nesse formato ele é encontrado em feiras e mercados com o nome de “colorau“.

Apesar de ser nativo das Américas, o uso e cultivo de urucum foram disseminados na Europa no século XVII; e hoje ele é mundialmente utilizado como corante para diversos fins, principalmente na indústria alimentícia. Estima-se que o urucum está presente em 70% dos corantes dos alimentos. Ele é uma alternativa natural ao corante artificial cancerígeno anilina e, por não ter sabor, pode ser em diversos alimentos.

Aspectos Ecológicos: Planta perenifólia, pioneira, característica da Floresta Amazônica. Ocorre preferencialmente em solos férteis e úmidos de beira de rios. Produz anualmente grande quantidade de sementes viáveis que possuem, também, propriedades condimentares e tintoriais. A árvore é cultivada em muitas regiões do país para exploração de suas sementes e para ornamentação. Além disso, pela rapidez de crescimento em ambientes abertos, pode ser plantada em áreas degradadas de preservação permanente.

As espécies de árvores nativas como o URUCUM são muito indicadas para ações de reflorestamento, preservação ambiental, arborização urbana, paisagismos ou plantios domésticos. O reflorestamento, por exemplo, corresponde a implantação de florestas em áreas que já foram degradadas, seja pelo tempo, pelo homem ou pela natureza.

Já quando há a finalidade de arborização urbana ou paisagismo, é necessário avaliar o espaço em que a muda será plantada para que não haja problemas com a fiação elétrica ou rachaduras na calçada.

R$ 15,00
Comprar Disponibilidade: Imediata Aproveite! Restam apenas 3 unidades
Pague com
  • Mercado Pago
Selos
  • Site Seguro

Luiz Humberto Moreira da Silva - CNPJ: 24.354.496/0001-60 © Todos os direitos reservados. 2021