O Sansão do Campo
Nome científico: Mimosa caesalpiniaefolia
Nomes Populares: Sansão-do-Campo, Cebiá, Sabiá, Sabiazeiro, Sabiazeiro-do-Norte, Sabiá-de-espinho, Sansão-de-Espinho e Cerca-Viva-Sansão-do-Campo
Descrição geral:
O sansão do campo é um arbusto da família Leguminosae Minosoidae, de clima tropical, semi-árido e equatorial, originário do nordeste brasileiro, tem um ciclo de vida perene e pode atingir até 8 metros de altura na vida adulta. O seu crescimento é muito rápido, já no primeiro ano, as mudas de sansão do campo atingem mais de 1 metro de altura, o que faz com que essa planta apresente diversas vantagens em relação a outras espécies similares, tornando-a ideal para a formação de cerca viva. O sansão do campo (Mimosa caesalpineafolia) é uma planta bastante rústica e resistente, que produz espinhos semelhantes aos da roseira, por esses motivos ela é tida como uma cerca viva defensiva, protegendo contra a ação de invasores, além de impedir que os animais fujam do local. Além disso, o plantio das mudas sansão do campo torna-se uma cerca viva imponente e com características únicas para o paisagismo ornamental única. Isso porque ela produz pequenas flores, com longos estames, de coloração branca-creme. O período de floração é longo e vai de abril a junho. A cerca viva do sansão do campo também age como barreira contra poeira das estradas e sua característica, rústica, densa e resistente a torna excelente no bloqueio de ruídos e principalmente como quebra-ventos, sendo muito utilizada para a proteção de pomares comerciais. Outra característica dessa espécie, chamada também de sabiá do campo é a sua facilidade de propagação em ambientes com condições adversas, sendo usado para reflorestamento de áreas degradadas, por ser tolerante a exposição à luz solar por longos períodos, crescer rapidamente e suportar grandes períodos de seca.
Para a formação de cerca viva o ideal é que as mudas sejam plantas com espaçamento de 20 cm de comprimento, entre elas. Recomendamos a adubação com composto orgânico, húmus de minhoca ou esterco de curral bem curtido.
Cultivo-Solo/Clima: de fácil cultivo, porém melhor adaptada a solos arenosos, levemente ácidos, com húmus e iluminação plena. O clima mais adequado é o tropical. O plantio pode ser feito em qualquer época do ano, desde que haja regas freqüentes durante a fase de crescimento.
Mudas Frutíferas, Exóticas, Avores para Urbanização e Reflorestamento em BH E região.