Sobre a loja

Mudas Frutíferas, Exóticas, para Reflorestamento em BH E região.

Manjericão Cravo ou Alfavaca Cravo - Lindas Mudas

Código: C2NEJJWRJ
R$ 15,00
Comprar Disponibilidade: Imediata Aproveite! Restam apenas 3 unidades
* Este prazo de entrega está considerando a disponibilidade do produto + prazo de entrega.

Manjericão Cravo (Ocimum gratissimum)

Família: Lamiaceae

 

Origem: África e Ásia tropical

 

Espécie bem próxima ao manjericão e com aroma de cravo.

 

Outros nomes populares: alfavaca de vaqueiro, manjericão, manjericão doce, african basil (inglês), clove basil (inglês), wild basil (inglês), albahaca de clavo (espanhol), albahaca vaca (espanhol).

 

Características botânicas: herbácea perene com caule bem ramificado, atingindo até 90 cm de altura. Espécie bem próxima ao manjericão e com aroma de cravo.

 

Cultivo-Solo/Clima: prefere regiões de clima quente, sendo a melhor época para o plantio a das chuvas. Não suporta o frio, gosta de sol, mas não em excesso, é sensível ao vento. Prefere solos férteis e fofos, com boa drenagem, mas não encharcados. Reproduz por estacas e por sementes.

 

Usos medicinais, culinários e/ou ornamentais: combate as contrações musculares bruscas e os gases intestinais. Empregada nas afecções das vias respiratórias. Os constituintes do óleo essencial têm atividade inseticida e antimicrobiana, carminativa. No uso externo: para gargarejos em casos de anginas e aftas. As folhas amassadas curam feridas.

 

Partes usadas: folhas e flores.

 

 

 

ATENÇÃO: as informações aqui contidas são apenas para interesse didático. Antes de consumir qualquer planta medicinal consulte seu médico ou fitoterapeuta.

 

Alfavaca-cravo ou manjericão-cravo?

 

São várias as espécies que recebem os nomes manjericões ou alfavacas, na forma simples ou composta. Para muitas plantas, manjericão é usado como sinônimo de alfavaca.

 

Quando se refere a manjericão, há grande probabilidade de ser uma espécie do gênero Ocimum. Mas quando se usa alfavaca, dependendo da região, pode ser espécie dos gêneros Monnieria, Ruellia, Ocimum ou Plectranthus.

 

Manjericões ou alfavacas do gênero Ocimum são inúmeros, e a correta identificação para a maioria somente pode ser feita por meio de análise genética.

Um manjericão que pode ser facilmente identificado é o Ocimum gratissimum var. gratissimum. Possui aroma característico que lembra cravo-da-índia (por ser rico em eugenol), folhas pilosas e altura superior a 1,5m. Além de alfavaca-cravo, manjericão-cravo, também é denominado popularmente de alfavaca, alfavacão e alfavaca-de-vaqueiro, dentre outros. Apesar de ser originado da Ásia, no Brasil nasce quase que espontaneamente em quase todas as regiões. Além de uso na medicina tradicional, principalmente como antimicrobiando, é utilizado como aromatizante de alimentos.

 

Uma variedade semelhante é O. gratissimum var. macrophyllum Briq.. Os talos e as folhas desta variedade são glabros (sem pelos) ou possuem pelos curtos e dispersos sobre um dos lados do talo ou folhas com pêlos dispersos sobre as inervações inferiores, e eixo da inflorescência piloso (SILVA, 2009).

 

Referência:

 

SILVA, L. L. Composição química e atividades biológicas de Ocimum gratissimum L.. 2009, 165 f. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia Farmacêuticas) - Universidade Federal de Santa Maria, 2009. Disponível em: http://cascavel.ufsm.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4881. Acesso em: 13 de out. 2015.

 

Texto:

Josélia de Nazaré Batista - acadêmica de Enfermagem - Faculdade Madre Tereza

Marcos Roberto Furlan - Engenheiro Agrônomo

 

 

R$ 15,00
Comprar Disponibilidade: Imediata Aproveite! Restam apenas 3 unidades
Pague com
  • Mercado Pago
Selos
  • Site Seguro

Luiz Humberto Moreira da Silva - CNPJ: 24.354.496/0001-60 © Todos os direitos reservados. 2021